Curta-metragem de estudantes da UEG participa da 9ª Bienal da UNE

 

O curta-metragem “Dejejum”, produzido por estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG), câmpus Laranjeiras, representará a Instituição e o estado de Goiás, na 9ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), que ocorre entre 1º e 6 de fevereiro, no Rio de Janeiro.

O curta, uma produção dos alunos Samuel Peregrino, Gustavo Furtado, Lucas da Silva Santos, Adan Souza, Alexandre Ferraz, Érico José, Ivamara Barros, Jônatas Borges e Pedro Gomes, conta a história de J, um jovem que tem sua rotina diária transformada logo no café da manhã. Em estilo road movie, o curta de 8 minutos discute a banalização da violência. Todos os estudantes envolvidos na produção são do primeiro ano do curso.

Segundo Samuel Peregrino, que assina a direção e o roteiro da obra, a ideia foi discutir o que leva à violência. “Quisemos mostrar que o estopim para violência pode ser qualquer coisa, simples ou complexa. Pode ser sexo, dinheiro, poder ou a privação do café da manhã, por exemplo. Penso que a violência é uma questão de oportunidade ou não”, pondera.

Produzido em quatro dias, entre o fim de agosto e início de setembro de 2014, “Dejejum” é resultado de um trabalho para a disciplina Produção I, contou com a orientação do professor Marcelo Costa, e foi pensando para ser produzido dentro das possibilidades financeiras e técnicas dos estudantes. “Precisávamos de um roteiro que atendesse a esses pontos. No processo de criação, o enredo de “Dejejum” foi o que mais se encaixou em nossas prerrogativas”, observa.

E a decisão foi acertada. Além da participação na Bienal da UNE, o filme foi apresentado na 13ª Mostra de Audiovisual Universitário da América Latina, na Universidade Federal de Mato Grosso, onde levou o prêmio de melhor filme. Também foi escolhido como o melhor filme pelo Júri da ABD-GO (Associação Brasileira de Documentaristas - Seção Goiás) na VI Mostra Audiovisual UEG, em Goiânia. A obra também fez parte da Mostra UFFilme, da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro.

Assista aqui ao trailer de “Dejejum”.

Para mais informações sobre o filme clique aqui.

 

Ficha Técnica

Direção e roteiro: Samuel Peregrino

Produção: Gustavo Furtado

Fotografia: Lucas da Silva Santos

Edição: Samuel de Castro Alves

Assistente de som: Daniel Peregrino e Nádia Carolina

Direção de arte: Adan Sousa

Maquiagem: Ivamara Barros

Finalização e efeitos: Alexandre Ferraz

Montagem: Samuel Peregrino e Samuel de Castro Alves

Designer gráfico: Samuel de Castro Alves

Câmera: Alexandre Ferraz, Érico José e Gustavo Furtado

Drone: Alexandre Lisita

(CGCom|UEG)

Notícia publicada em 29/01/2015